A esperança (Jogos Vorazes #3) - O final: Opinião sobre o filme

Publicado em 10/01/2016 às 22h55

Distribuidor: Paris Filmes

Direção: Francis Lawrence

Duração: 2h17min

Classificação: ♥♥♥♥♥

Ainda se recuperando do choque de ver Peeta (Josh Hutcherson) contra si, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Lá ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland). Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e do próprio Peeta, enviado para compôr sua equipe.

     Eu sei que o filme já saiu dos cinemas e que eu demorei um tempão para escrever essa opinião (já que assisti ao filme no dia da estreia). Confesso que tenho uma dificuldade gigantesca em escrever resenhas e opiniões sobre os últimos livros/filmes de séries que gosto muito. É algo que eu penso por muito tempo e fico fazendo um retrospecto de toda a história, mas eu simplesmente não poderia deixar de escrever aqui, o que achei do final dessa trilogia maravilhosa.

    Jogos Vorazes é sem dúvidas a adaptação literária mais bem produzida e fidedigna dos últimos tempos. A personagem Katniss é um símbolo incomparável de coragem para a busca de um amanhã melhor. Além disso, a disputa de poder e o cenário político são uma sátira incrível que nos mostra o quanto a mudança pode só nos iludir e não ocorrer de fato, e o quanto devemos lutar até o fim por um futuro melhor. Nos tempos de hoje, acho que é essencial que sejam despertados esses sentimentos de liberdade nos jovens.

     Enquanto, a primeira parte de “A esperança” foi mais parada, essa segunda parte veio para tirar o nosso fôlego e nos empolgar com a guerra que veio para destruir o domínio do poder da capital. E todo o cenário/contexto político foi abordado de forma incrível e é por isso que eu gosto tanto dessa série.

     Mais uma vez, assim como nos outros filmes, houve um enfoque um pouquinho além do que havia nos livros, sob o triângulo amoroso Katniss-Peeta-Gale e mais uma vez eu achei desnecessário. Sei que há uma exigência maior dos fãs para que isso aconteça, mas para mim Jogos Vorazes é uma distopia que merece enfoque na personagem principal, no contexto político e só. E nem por isso, eu sou uma pessoa que não gosta de romance, posso explicar isso, falando que em A seleção (os que já leram entenderão), acredito que o foco deve ser o romance e que a distopia é apenas um plano de fundo.

     Na visão geral desse filme e do desfecho final da série, posso dizer que gostei muito das adaptações super fiéis que esses filmes foram. Sou encantada por todo esse mundo que Jogos vorazes nos mostra e no quanto é aberto um leque gigantesco para discussões, formações de opiniões e comparações políticas no mundo dos jovens de hoje (e o quanto isso é necessário e importante).

     Ainda odeio o fim da série e assistir a isso em tela grande só fez partir mais o meu coração. Acho que no final de tudo, aquele propósito da Katniss ter ido à arena por Prim se perdeu e por mais que a esperança de um amanhã melhor tenha sido despertada na população, foi retirada completamente da vida da Katniss.

     Então, esse filme foi uma super produção que fez eu me empolgar, chorar, amar e detestar ao mesmo tempo, e isso é o melhor de tudo: poder sentir todas essas emoções e classificar essa como uma série favorita da vida.

Vocês que leram acharam fiel? Superou as expectativas de vocês? E quem não assistiu ainda está muito ansioso(a)? Comentem, quero saber a opinião de vocês!

Beijos ♥

Trailer do filme:

 

 

Comentários

Renata em 19/02/2016 19:41:21
Gostei do filme, mas esperava algo mais impactante, já que é o último.

Amo a Jennifer Lawrence e achei todas as adaptações muito boas (ainda mais se compararmos com Percy Jackson e Maze Runner)

Enviar comentário

voltar para HOME

show normalcase tsN left fwR|show tsN fwR center|left fwR show|b04 bsd|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB|c10 fwB|login news normalcase uppercase fwR|tsN normalcase uppercase fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||