O presente do meu grande amor - Doze histórias de Natal

Publicado em 24/12/2014 às 15h28

Editora: Intrínseca

Autores: Holly Black, Ally Carter, Matt de La Peña, Gayle Forman, Jenny Han, David Levithan, Kelly Link, Myra McEntire, Stephanie Perkins, Rainbow Rowell, Laini Taylor e Kiersten White

Número de Páginas: 352

Classificação: ♥♥♥♥♥

Onde comprar: Amazon / Submarino / Saraiva

Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais se formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança. 

     O Presente do meu grande amor é composto por doze contos e foi organizado por uma das minhas escritoras favoritas, a Stephanie Perkins. Todos esses contos se passam em alguma festividade de fim de ano, não necessariamente o Natal, mas festas de Ano-Novo e festividades de outras culturas e países. Alguns contos têm uma pitada de fantasia, outros têm a influência grande de outra cultura, mas todos têm romance, o que deixa as histórias ainda mais lindas (Já aviso antes: esse livro foi feito pra quem realmente gosta de romance!).

     Sou apaixonada por essa época do ano e isso contou bastante para que eu gostasse tanto desse livro. Acho que para quem também ama tanto esse clima e momento do ano, esse livro é uma leitura obrigatória.

     Vou contar um pouquinho para vocês do que se trata cada conto e o que eu achei dele:

“Meias-noites” – Rainbow Rowell: ♥♥♥♥♥ 

     Nesse conto se passa a história de dois amigos inseparáveis: Mags e Noel. Ao longo da história, nos é mostrado como foram várias festas de Ano-Novo da vida deles. Esse conto, me lembrou muito o livro Um Dia, pois tudo que temos da vida dos dois é apenas essa festa do ano. A Rainbow Rowell conseguiu mais uma vez me surpreender com a escrita maravilhosa dela e eu amei!

“A dama e a raposa” – Kelly Link: ♥♥♥♥♥ 

     Nesse conto, a personagem principal Miranda, tenta descobrir um pouco mais sobre um estranho que aparece no dia da festa de Natal. Esse é um daqueles contos que contém um pouco de fantasia. Eu esperava um pouquinho mais da história, mas eu posso dizer que a autora me surpreendeu. Isso, porque no início da leitura, eu achei que eu fosse odiar, mas isso não aconteceu.

“Anjos na Neve” – Matt de La Peña: ♥♥♥♥ 

     Esse conto vai narrar a história de Shy e Haley que ficam presos no mesmo prédio, durante uma nevasca em Nova York. Esse é um daqueles que não podiam faltar: um casal preso em algum lugar durante uma nevasca. Posso dizer que o autor me surpreendeu muito, pois o contexto de toda a história é envolvente e ela em si só é muito fofa.

 “Encontre-me na Estrela do Norte” – Jenny Han: ♥♥♥♥♥ 

     Nesse conto, conhecemos a história da Natalie, uma menina que foi adotada pelo Papai Noel e agora vive no Polo Norte, mas a Natalie já está grandinha demais e a história não é tão mágica assim. Achei que esse conto fosse ser mais infantil e que eu não fosse gostar, mas nenhuma dessas coisas aconteceu e posso dizer que fui surpreendida e gostei bastante dessa história bem natalina.

 “É um milagre de Yule, Charlie Brown” – Stephanie Perkins: ♥♥♥♥♥ 

     Dessa vez, acompanhamos um encontro bem diferente entre a Marigold e o North. E aaaaai como eu estava com saudades de ler algo da Stephanie Perkins!!! Cada vez eu me encanto mais com a escrita dela e com o que ela é capaz de nos transmitir. Sabe aquelas pessoas que nasceram para escrever romance? Pois é, a Stephanie Perkins é assim e eu amo, amo, amo!

 “Papai Noel por um dia” – David Levithan: ♥♥♥♥♥ 

     Nesse conto, um rapaz judeu promete ao namorado que irá se vestir de Papai Noel para ajudar com a irmãzinha dele. Estava louca para ler algo do David Levithan e acho que não poderia ter começado por algo melhor, foi encantador ler o conto dele e ver o quanto o amor é lindo, lindo, lindo!

 “Krampuslauf” – Holly Back: ♥♥♥♥ 

      Em uma festa chamada Krampuslauf, uma menina encontra um menino fantasiado de Krampus, o companheiro demoníaco do Papai Noel e resolve convidá-lo para sue festa de Ano-Novo. Esse é mais um conto cheio de fantasia e foi muito legal conhecer um pouco mais de algo tão diferente. Nunca tinha lido nada da Holly Back e foi surpreendente e fantástico.

 “Que diabo você fez, Sophie Roth?” – Gayle Forman: ♥♥♥♥♥ 

      Nesse conto, Sophie que está morando longe de casa para estudar e passa o Natal longe da cidade natal. Nessa noite mágica, conhece um rapaz chamado Russell. Eu esperava um pouquinho mais desse conto, é uma daquelas histórias legais, mas clichê demais. É boa para ler, mas não nos marca sabe? Acredito que vale a leitura, se você está morando longe de casa.

 “Baldes de cerveja e Menino Jesus” – Myra McEntrie: ♥♥♥♥ 

     Nessa história, conhecemos Vaughn um rapaz que está cumprindo pena por ter ateado fogo na igreja com serviços comunitários, até que ele se aproxima da filha do pastor. Já falei isso em outras resenhas: sempre penso que as pessoas fazem coisas erradas, porque algo levou a isso. Esse conto mostra exatamente um caso desses e nos traz uma mensagem linda para o Natal: sempre podemos mudar para sermos pessoas melhores.

 “Bem-vindo a Christmas, Califórnia” – Kiersten White: ♥♥♥♥♥ 

      Nesse conto, conhecemos um pouco mais sobre a história de Maria, quando ela conhece o Ben, o novo cozinheiro da lanchonete da sua mãe. Adorei a escrita da autora e com certeza irei buscar mais livros dela. Adorei esse conto e ele tem tudo a ver com o Natal, não só clima de pelo romance, mas por ser uma época totalmente família.

 “Estrela de Belém” – Ally Carter: ♥♥♥♥♥ 

     Nesse conto inusitado, conhecemos a história de uma garota que simplesmente troca as suas passagens de avião com outra garota e nem sabe o que o destino reserva para ela (coragem, né?), somente pensa que tudo poderia ser melhor do que está. Eu ia dar 3 estrelas para esse conto, mas ele mereceu uma a mais, porque a autora conseguiu me surpreender muito com essa história, cada parágrafo era uma novidade e no final eu gostei disso.

 “A garota que despertou o sonhador” – Laini Taylor: ♥♥♥♥♥ 

     Nesse conto, iremos conhecer um pouquinho mais de Neve, uma órfã que recebe presentes estranhos nos vinte quatro dias antes do Natal. Esse foi o conto que eu menos gostei :( , acho que eu estava esperando demais por ser o último conto do livro e ele simplesmente não me surpreendeu e não gostei muito da fantasia dele, só não deixei de ler, pois era o último.

“Sempre me senti sortudo por morar em um lugar onde a neve é rara, sabe? É a raridade que a torna tão especial”. Pág. 142

“Ser o Papai Noel exige certa dose de alegria, enquanto ser Jesus só exige que você tenha nascido”. Pág. 149

“A véspera de Natal é o meu dia preferido. Acho que a expectativa é mais divertida do que qualquer outra coisa. Eu meio que tinha perdido isso. A ideia de que alguma coisa, a comida, as tradições, uma data arbitrária no calendário, possa ser especial. Simplesmente porque decidimos que é”. Pág. 285

De maneira geral, posso dizer que amei esse livro. Alguns contos eu gostei mais, outros menos, mas amo o Natal e adorei ler algo nesse estilo. Com certeza, irei voltar a ler nos próximos anos, ao menos um conto desse livro.

Quem já leu o que achou? E quem não leu, está ansioso(a)? Me contem! Um ótimo Natal para vocês ♥

Comentários

Aline em 07/01/2015 21:16:20
Oi Laísa!
Ainda não consegui ler esse livro, e estou com tantos acumulados! Mas fiquei ansiosa para ler...adoro datas festivas e acho que as crônicas devem ser ótimas!
Beijos
Heloisa Beal em 02/01/2015 11:20:27
Oi Laísa, fiquei muito ansiosa para ler este livro, ainda mais que foi organizado pela Stephanie Perkins
Gabi em 30/12/2014 00:12:41
Oi, Laisa!

Vim ler seu post sobre o livro e, assim como tu disse no meu blog, nossas opiniões foram parecidas mesmo! Com exceção de alguns, acho que temos estilos literários bem próximos :D
Beijo!

Enviar comentário

voltar para HOME

show normalcase tsN left fwR|show tsN fwR center|left fwR show|b04 bsd|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB|c10 fwB|login news normalcase uppercase fwR|tsN normalcase uppercase fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||