Para todos os garotos que já amei - Jenny Han

Publicado em 25/02/2016 às 15h21

Editora: Intrínseca

Autora: Jenny Han

Número de Páginas: 320

Classificação: ♥♥♥♥♥

Onde comprar:  Amazon / SaraivaSubmarino

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

                Lara Jean é uma personagem doce, que ama as irmãs, apaixona-se facilmente e prefere sempre ver o lado bom das coisas. A sua vida continua a mesma durante muitos anos, ela tem sempre a mesma melhor amiga, adora ficar em casa com a família, dedica-se ao colégio, não se mete em nenhuma encrenca e sempre está apaixonada por algum garoto. Quando a paixão por esse garoto acaba, ela escreve uma carta de despedida e a partir daí é “bola para frente”. Como se essas cartas fossem um “ritual” para avisar ao próprio coração que aquele rapaz não é mais bem vindo ali. Para cada garoto ela escreve uma carta a as guarda em uma caixa. Até que um dia, essas cartas são misteriosamente enviadas aos destinatários e a partir desse momento, a vida dela nunca mais será a mesma!

                Confesso que decidi ler esse livro, pois queria algo leve para ler no verão, acredito que esses romances combinam demais com essa época do ano. Nos primeiros capítulos, percebi que era um romance bem “mimimi” e já fiz uma previsão de como seria toda a história na minha cabeça, afinal esses romances são sempre bem previsíveis. No entanto, a Jenny Han me surpreendeu e muito! A história inteira foi romance, mas nada do que eu tinha previsto.

                Um dos pontos altos dessa história é exatamente esse, ela não é previsível e Lara Jean se mete em muitas enrascadas que são verdadeiras, sabe? Não é aquele tipo de história perfeita do início ao fim. Existem muitas surpresas na vida dela, como é na vida real.

                Além da imprevisibilidade, da veracidade da história comparada ao que todos nós vivemos hoje e da lindeza que é o romance que se desenvolve nesse livro, alguns outros detalhes e acontecimentos ganharam meu coração. O primeiro foi o fato da Lara Jean ter descendência coreana, isso nos possibilita conhecer um pouco de uma cultura nova e isso é maravilhoso. A maioria de nós (jovens leitores) lemos livros com cultura americana, principalmente. Algumas vezes, há também influência da europeia e brasileira (para quem lê literatura brasileira), mas ter um pouquinho de um lugar onde tudo é bem diferente do que vivemos é mágico e essa é uma das melhores maravilhas que os livros nos proporcionam.

                O segundo detalhe que me agradou e esse foi bem pessoal, foi o fato da Lara Jean ter duas irmãs, pois eu também tenho duas irmãs. No livro, a irmã mais velha é a mais preocupada com as outras, a do meio (personagem principal) é a encantada com o mundo e a menor é a mais sapeca. Não sei se isso é igual em todas as famílias, mas na minha é exatamente assim, sem tirar, nem pôr. Então, esse foi um lado pessoal meu que foi maravilhoso poder ler em um livro, mostrou-me até o quanto tenho saudades de quando morava com as minhas irmãs!

                Portanto, pude definir esse livro como um romance “mimimi” na medida certa, com surpresas e acontecimentos que ganharam meu coração! Por enquanto, essa foi a minha melhor leitura de 2016. Se eu indico? Óbvio!

“Minha mãe dizia que o otimismo era minha melhor qualidade... ver o lado bom da vida nunca matou ninguém”. Pág. 76

“-Você precisa relaxar, Lara Jean. A vida não precisa ser tão planejada. Deixe rolar e veja o que acontece”. Pág. 110

 

                Quem leu e também se encantou por essa história? E quem não leu tem vontade de ler? Comentem! Beijos ♥

Comentários

Luaiha em 24/04/2016 20:09:15
Já estou louca para ler!
Renata em 08/03/2016 20:43:11
Eu acabei de comprar o livro e ainda vou ler. Parece bem interessante.

Estou adorando o blog, de verdade!

Enviar comentário

voltar para HOME

show normalcase tsN left fwR|show tsN fwR center|left fwR show|b04 bsd|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB|c10 fwB|login news normalcase uppercase fwR|tsN normalcase uppercase fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||