UM LIVRO QUE MUDOU A MINHA VIDA!

Publicado em 19/03/2017 às 18h47

     Tudo começou com uma promoção de e-books na Amazon. Depois de muito tempo na “wishlist”, eu finalmente comprei o “Roube como um artista” do Austin Kleon. Depois de apenas um dia de leitura, eu só posso dizer que esse livro mudou a minha vida.

     Digo isso, pois depois de terminar a leitura, foi como se eu tivesse terminado uma terapia com um psicólogo, e eu explico o porquê: estava em um momento cheio de dúvidas na minha vida e o Austin conseguiu responder à absolutamente todas elas. Vou falar um pouco de algumas, pois talvez muitos de vocês se identifiquem.

     Eu estava deixando de lado algo que eu gostava muito de fazer

     Estava, simplesmente, deixando este blog de lado. E depois de muito tempo sem escrever aqui percebi que era exatamente isso que me faltava. Eu amo escrever, mas estava deixando de lado porque a blogosfera está perdendo cada vez mais a sua força. No livro, o Austin depois que decide ser escritor desiste da música na vida dele e, somente depois de muitos anos, ele percebe o quanto a música fazia falta para ele. E no quanto as duas artes se complementam quando trabalhadas juntas. Por isso, ele me fez acreditar nisso que eu trabalho (e amo)!

“Nós somos talhados e moldados por aquilo que amamos”

“é no ato que criar e de fazer nosso trabalho que descobrimos quem somos”

     Eu estava procrastinando as coisas

     Isso eu já falei bastante aqui. Quantas vezes nós deixamos de fazer coisas úteis que gostamos (como ler, escrever, passear, cantar) e ficamos gastando tempo na frente do celular, por exemplo. O Austin nos fala nesse livro sobre como praticar a procrastinação produtiva, fala para pararmos de dar desculpas pela nossa falta de tempo – podemos fazer aquilo que nós queremos e para isso temos que trabalhar finais de semana, feriados e se realmente acreditarmos e gostarmos daquilo que estamos fazendo, irá ser prazeroso e gratificante no final.

“Não jogue fora nenhuma parte sua. Não se preocupe com um grande projeto ou uma visão unificada do seu trabalho. Não se preocupe com unidade – o que unifica seu trabalho é o fato de que você o fez. Um dia, você vai olhar para trás e tudo fará sentido”

“Estabelecer e manter uma rotina pode ser ainda mais importante do que ter muito tempo”

     Eu estava cansada das cópias pela internet

     Encontrei muitas fotos e resenhas do blog sendo copiadas por aí. Até que li essa frase no livro: “Não se preocupe com as pessoas roubando suas ideias. Se elas são boas, você tem que empurrá-las goela abaixo” e ela me fez pensar que sim, eu posso continuar fazendo meu trabalho, pois se ele é bom o bastante para ser copiado, significa que ele é, primeiramente, bom.

     Eu estava esperando um retorno grande do público

     Quem cria um blog sempre espera pelos comentários. Quando comecei nisso eles eram bem mais frequentes, mas a medida que o tempo foi passando eu percebi uma queda muito grande e isso me fez acreditar que talvez o que eu estava fazendo não fosse bom, mas o Austin me mostrou o contrário. As pessoas não têm tempo para isso. E se eu mesma não tenho, como posso exigir isso de alguém?

“Não é que as pessoas sejam más ou cruéis, elas só estão ocupadas”

    Essas respostas que encontrei foram apenas para a questão do blog na minha vida, mas o Austin também me ajudou (e muito!) com dúvidas da vida pessoal. E, ao final de tudo isso, posso dizer a vocês que esse livro é transformador. É um livro para se deixar na cabeceira da cama e buscar sempre que precisarmos de um impulso para produzir algo realmente bom. É um livro que ao terminarmos a última página, ficamos cheios de vontade de sair porta afora buscando melhorar o mundo. E, para você que ama cantar, pintar, escrever, ilustrar, desenhar, tocar, cantar, ou qualquer coisa que envolva o processo criativo (mesmo que isso seja ser apenas artista da própria vida) – esse livro é uma leitura obrigatória.

     Então artistas, vamos sair roubando por aí? (ao ler esse livro vocês entenderão todo o significado desse roubar)

Comentários

Márcia Silveira em 28/03/2017 22:54:45
Filha amei tua escrita, isso aí. Faz realmente o que importa para você. Te amo muito!!! Vou ter que ler....
Márcia Silveira em 28/03/2017 22:51:05
Filha amei tua colocação, é isso aí. Faz aquilo que realmente significa para você. Te amo muito!!! Vou ter que ler...
Luaiha em 27/03/2017 10:05:53
Amei a resenha, já quero ler. Te amo ♥

Enviar comentário

voltar para HOME

show normalcase tsN left fwR|show tsN fwR center|left fwR show|b04 bsd|||news c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB|c10 fwB|login news normalcase uppercase fwR|tsN normalcase uppercase fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||